Terça, 19 Maio 2015 21:00

Maternidade

A Maternidade da Santa Casa de Formiga tem quartos amplos e confortáveis, projetados para tornar o ambiente hospitalar mais agradável.

Alojamento conjunto

São 38 leitos projetados especialmente para garantir conforto e aconchego, tanto para a mãe quanto para o bebê e familiares, e o mais importante, os alojamentos são sempre conjuntos, o que ajuda a aproximar, ainda mais, mãe e filho.

Alojamento conjunto é o sistema hospitalar em que o recém-nascido sadio, logo após o seu nascimento, permanece com a mãe 24 horas por dia, num mesmo ambiente, até a alta hospitalar. Isto estimula a amamentação, fortalece vínculos afetivos entre mãe e filho, possibilitando que a mãe aprenda a cuidar do recém-nascido, além de estimular a participação do pai e reduzir a ansiedade do casal.

Como funciona?

Após o parto, o pediatra recebe a criança das mãos do obstetra no Centro Obstétrico, onde prestará os primeiros cuidados. Depois, o bebê retorna para junto da mãe, vão juntos para o quarto, onde permanecem até a alta hospitalar.

No quarto, o bebê passará a receber os cuidados prestados pela família, orientada pela equipe multiprofissional e de enfermagem. É importante que os pais participem do cuidado, pois, assim, poderão esclarecer dúvidas que possam surgir.

As vantagens:

  • Melhor relacionamento entre mãe e filho;
  • Satisfação, tranquilidade e segurança;
  • Maior relacionamento com a equipe de saúde;
  • Facilita a amamentação, sem rigidez de horários, livre demanda;
  • A mãe pode dar todos os cuidados imediatos e calmamente, tais como: troca de fraldas, vestuários e agasalhos;
  • Reduz o risco de infecção hospitalar;
  • Estimula a participação do pai no cuidado com o bebê.
Receba nossas novidades direto no e-mail: