Especialidades

No total, a Santa Casa de Formiga oferece atendimento em  mais de 30 especialidades, entre elas:

 

 

Anestesiologia

Especialidade que cuida da aplicação de anestesias e demais procedimentos para diminuir a dor, inclusive com a prescrição de medicamento.

 

Angiologia

Especialidade que cuida dos vasos sanguíneos e sistema linfático e, no caso da cirurgia, os repara através de procedimentos invasivos.

 

Anatomia patológica

Anatomia patológica é um ramo da patologia e da medicina que lida com o diagnóstico das doenças baseado no exame macroscópico de peças cirúrgicas e microscópicos para o exame de células e tecidos.

 

Cardiologia

Especialidade que se dedica aos problemas coronários e circulatórios.

 

Cirurgia do aparelho digestivo

Procedimentos invasivos para sanar problemas no aparelho digestivo.

 

Cirurgia geral

É a especialidade médica cuja área de atuação compreende: Cirurgia Abdominal, Cirurgia videolaparoscópica e Cirurgia do trauma.

Esta especialidade médica ocupa-se do estudo dos mecanismo fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos.

 

Cirurgia Plástica

Especialidade que cuida da recomposição ou modificação, seja para fins estéticos ou não, dos tecidos.

 

Clínica médica

Também conhecida como Medicina Interna e Clínica geral, é a especialidade médica que trata de pacientes adultos, atuando principalmente em ambiente hospitalar.

 

Cirurgia cardiovascular

É a subespecialidade médica que se ocupa do tratamento cirúrgico das doenças que acometem o coração.

 

Cirurgia endovascular

É a cirurgia por dentro dos vasos. É uma subespecialidade da cirurgia vascular. Desta forma, é usada para o tratamento das doenças circulatórias - dos vasos sanguíneos, arteriais ou venosos.

 

Cirurgia vascular

Especialidade médica que se ocupa do tratamento cirúrgico de doenças das artérias, veias e vasos linfáticos. Atua junto à Angiologia, especialidade responsável pelo estudo clínico dessas doenças.

 

Endocrinologia

Especialidade que tem como objeto de estudo os problemas em glândulas e na produção hormonal.

 

Ginecologia

É a pratica da medicina que lida diretamente com a saúde do aparelho reprodutor feminino (vagina, útero e ovários) e mamas.

 

Gastroenterologia

É a especialidade médica que se ocupa do estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças do aparelho digestivo. O tratamento cirúrgico de tais patologias é abordado pela Cirurgia do Aparelho Digestivo.

 

Hemoterapia

É o emprego terapêutico do sangue, que pode ser transfundido com seus componentes (hemocomponentes) e derivados (hemoderivados).

 

Infectologia

Se ocupa do estudo das doenças causada por diversos patógenos como príons, vírus, bactérias, protozoários, fungos e animais. A infectologia também é chamada de "doenças infecto-parasitárias" (DIP) ou "moléstias infecciosas e parasitárias" (MIP).

 

Mastologia

É uma especialidade médica que se dedica ao estudo das glândulas mamárias. O mastologista é o especialista que estuda, previne, diagnostica, trata e reabilita todas as doenças da mama. No Brasil, para especializar-se em mastologia, o médico deve realizar previamente residência médica em cirurgia geral ou toco-ginecologia (2 a 3 anos antes de se especializar em Mastologia). A residência médica em Mastologia tem duração de dois anos. O Brasil, neste sentido, é pioneiro, com reconhecimento internacional. A Sociedade Brasileira de Mastologia é a entidade que representa a especialidade no Brasil. 

 

Nutrologia

Especialidade médica clínica que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças do comportamento alimentar. Os médicos nutrólogos não devem ser confundidos com nutricionistas.

 

Nefrologia

Especialidade que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, em especial o rim. Por vezes, essas doenças só afetam os rins, mas é necessário sublinhar que, na maior parte dos casos, as doenças que afetam os rins são doenças gerais, como a diabetes Mellitus, a hipertensão arterial e algumas doenças imunológicas, que provocam lesões em vários órgãos e também nos rins.

 

Neurologia

Especialidade médica que trata dos distúrbios estruturais do sistema nervoso. Especificamente, ela lida com o diagnóstico e tratamento de todas as categorias de doenças que envolvem os sistemas nervoso central, periférico e autônomo, incluindo os seus revestimentos, vasos sanguíneos, e todos os tecidos efetores, como os músculos.1 O correspondente cirúrgico da especialidade é a neurocirurgia.

 

Obstetrícia

Especialidade que estuda a reprodução na mulher. Investiga a gestação, o parto e o puerpério nos seus aspectos fisiológicos e patológicos. O obstetra é o médico especialista que cuida do desenvolvimento do feto, além de prestar assistência à mulher nos períodos da gravidez e pós-parto (puerpério).

 

Ortopedia

Responsável por cuidar das doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos, articulações, enfim, elementos relacionados ao aparelho locomotor.

 

Otorrinolaringologia

É uma especialidade médica com características clínicas e cirúrgicas. Seu campo de atuação envolve as doenças do ouvido, do nariz e seios paranasais, faringe, laringe, cabeça e pescoço.

 

Oftalmologia

É uma especialidade da medicina que estuda e trata as doenças relacionadas à visão, à refração e aos olhos e seus anexos.

 

Pediatria

É a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos. Pessoas como crianças e adolescentes se estiverem com doenças devem dirigir-se ao seu pediatra.

 

Pneumologia

É responsável pelo tratamento das patologias das vias aéreas inferiores. O profissional habilitado para atuar nesta área é denominado "pneumologista". Entre as doenças sob enfoque da pneumologia encontram-se a Apnéia Obstrutiva do Sono, Asma, Doença Pulmonar Obstrutiva crônica (DPOC), Pneumonias em suas variadas etiologias, Fibrose Cística, Tuberculose, Micoses Pulmonares, Doenças Pulmonares Interticiais, Transtornos vasculares dos pulmões, Doenças auto-imunes com comprometimento pulmonar e as Pneumoconioses.

 

Psicologia

Envolve o estudo científico do comportamento e das funções mentais.  A psicologia tem como objetivo imediato a compreensão de grupos e indivíduos tanto pelo estabelecimento de princípios universais como pelo estudo de casos específicos, e tem, segundo alguns, como objetivo final o beneficio geral da sociedade.

 

Psiquiatria

É uma especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas. São exemplos: a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia, a demência e os transtornos de ansiedade.

 

Reumatologia

É a área do conhecimento médico que se ocupa do estudo das doenças que acometem os tecidos conjuntivos.

 

Terapia Intensiva

Estrutura hospitalar que se caracteriza como "unidade complexa dotada de sistema de monitorização contínua que admite pacientes potencialmente graves ou com descompensação de um ou mais sistemas orgânicos e que com o suporte e tratamento intensivos tenham possibilidade de se recuperar". O profissional que se dedica a esta modalidade de atendimento chama-se intensivista.

 

Urologia

Especialidade cirúrgica da medicina que trata do trato urinário de homens e de mulheres e do sistema reprodutor dos homens.

Receba nossas novidades direto no e-mail: